O Sindicato dos Médicos oficiou, na última terça-feira (8), a secretária da saúde do município de Fortaleza, Dra. Socorro Martins, solicitando a reposição e aquisição de materiais para a UAPS Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, no Conjunto Ceará.
Atualmente, a unidade de saúde enfrenta a falta de folhas A4, essenciais para a realização de impressões de receitas, exames e demais documentos indispensáveis ao adequado atendimento dos pacientes. Conforme informações, a previsão para a reposição do material A4 é apenas para o dia 14 deste mês, situação que demanda intervenção urgente.
A UAPS ainda possui carência em material para coleta e prevenção, insumos necessários para a realização de exames de sangue básicos (hemograma, glicemia de jejum e curva glicêmica), o que vem comprometendo, inclusive, o atendimento adequado a gestantes com mais de 5 meses de gestação. Além disso falta ainda material para curativos, seringas e agulhas para aplicação de medicações injetáveis e medicamentos essenciais, tais como: cefalexina, amoxicilina com clavulanato, dipirona, ibuprofeno, sais para reidratação oral e gliclazida.
“A falta de insumos essenciais e o prazo para sua reposição implicam em riscos e dificuldades para os profissionais da saúde pacientes que necessitam de atendimento imediato”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.
Diante da situação, a entidade solicita que seja dada a devida prioridade a esta demanda, com a implementação de providências que permitam a imediata reposição dos insumos citados, garantindo a continuidade e a qualidade do atendimento à saúde da população de Fortaleza.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará