Médicos da UAPS Ronaldo de Albuquerque Ribeiro enfrentam condições de trabalho adversas e desrespeito aos seus direitos; Sindicato cobra providências
Profissionais relatam que estão sendo impedidos de estacionar seus veículos dentro do posto de saúde devido à reforma

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu denúncias de que os médicos que atuam na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, no bairro Conjunto Ceará, estão enfrentando condições de trabalho adversas e desrespeito aos seus direitos. A entidade acionou o secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, cobrando a adoção de providências urgentes.

Leia mais: Número de pediatras na UPA Itaperi reduz após Instituto IDEAS assumir administração; Sindicato dos Médicos solicita esclarecimentos

Segundo informações recebidas pelo sindicato, a unidade está passando por um processo de reforma e troca do teto, entretanto, os profissionais apontam que o barulho gerado pela obra está comprometendo de maneira significativa a capacidade de realizar atendimentos de forma adequada e eficiente.

Além disso, ainda devido à reforma, os médicos relatam que estão sendo impedidos de estacionar seus veículos dentro do posto de saúde, deixando-os na rua mesmo a unidade estando localizada em uma área de risco.

As denúncias apontam, ainda, que os profissionais enfrentam um ambiente de trabalho marcado por atitudes desrespeitosas e condições adversas. “É relatado que os médicos não têm sequer o direito de adoecer, pois ao apresentarem atestado, são sobrecarregados com mais pacientes em suas agendas ao retornarem ao trabalho após a recuperação da saúde, e assim constata-se o mínimo de consideração com sua saúde física e mental”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Prejuízos

No ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta que a falta de condições adequadas de trabalho não apenas prejudica a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, mas também afeta diretamente a saúde e o bem-estar dos profissionais envolvidos.

A entidade reitera que é imprescindível que as medidas cabíveis sejam implementadas para garantir a segurança dos médicos no que diz respeito ao estacionamento de seus veículos, bem como para promover um ambiente de trabalho respeitoso e saudável.

Além disso, reforça a necessidade para que seja estabelecido um diálogo efetivo entre a gestão do posto de saúde e os profissionais, visando solucionar as questões relacionadas à sobrecarga de trabalho e o desrespeito aos direitos laborais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas necessárias para garantir que os médicos possam desempenhar suas funções de forma apropriada, oferecendo atendimento de qualidade aos pacientes.