Na última quinta-feira (29), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou, pela quinta vez, a Secretaria de Saúde de Umirim, reforçando o pedido de regularização do pagamento de dezembro de 2023 dos médicos do Hospital Municipal Carlos Gualberto Sales, que atuam por meio da cooperativa Vital Saúde.
No ofício, a entidade reitera que a cooperativa estava em investigação policial por fraudar licitações em mais de 20 municípios, entre eles Umirim. Embora os profissionais tenham recebido os pagamentos dos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o de dezembro do ano passado ainda não foi efetuado.
Conforme informações, aparentemente, a liberação dos recursos encontra-se em espera de autorização judicial. No entanto, os profissionais estão sendo prejudicados, sem nenhuma previsão de pagamento.
Código de Ética Médica
De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância para que todas as medidas necessárias sejam tomadas para regularizar a situação, assegurando o pagamento integral e pontual dos médicos plantonistas.
Foto: Umirim Notícias
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará