Na última sexta-feira (27), ocorreu a segunda edição do Despertando Talentos, projeto desenvolvido pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, com o objetivo de estimular lideranças e gerar troca de conhecimentos entre os colaboradores.
Nesta edição, a assistente administrativa Marília Ferreira apresentou palestra sobre inteligência emocional dentro das organizações. A colaboradora reforçou a importância do gerenciamento das emoções no ambiente de trabalho, como forma de não apenas controlar possíveis reações impulsivas, mas de cultivar a empatia e estabelecer relações interpessoais saudáveis.
“A inteligência emocional desempenha um papel determinante no desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. Ela permite que as pessoas se conheçam melhor, gerenciem suas emoções de forma eficaz, se motivem a alcançar seus objetivos e se relacionem de maneira mais empática com os outros”, disse Marília.
Após a apresentação sobre inteligência emocional, o psicólogo Dr. Ítalo Santos foi convidado para falar sobre a empatia como pilar central nas organizações. O profissional apresentou as emoções primárias e deu dicas de como os colaboradores podem desenvolver um ambiente empático.
“As emoções são essenciais para compreender o comportamento humano no ambiente de trabalho. Compreender e gerir emoções é o primeiro passo para promover empatia nas organizações”, afirmou o psicólogo.
Em seguida, a fisioterapeuta Dra. Luanna Moreira falou sobre como os hormônios da felicidade regulam o humor e a sensação de bem-estar. A fisioterapeuta encerrou a segunda edição do Despertando Talentos com a prática de exercícios laborais que auxiliam na qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.
A terceira edição do projeto ocorrerá na última sexta-feira deste mês, com apresentação da recepcionista Lívia Lopes, em alusão ao Outubro Rosa.
Galeria de fotos
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará