A Unidade Básica de Saúde (UBS) José Santiago Lima, localizada no município de Limoeiro do Norte, funciona em condições insalubres e precárias. Nessa quarta-feira (11), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou a secretária de saúde do município, Emanuelle Sarah, requerendo uma intervenção urgente.
A entidade foi informada de que existia uma frequente interrupção no abastecimento de água na UBS. Embora tenha sido solucionada, recentemente a caixa d’água esteve contaminada com um animal morto dentro.
Além disso, a unidade funciona em uma casa alugada, sem estrutura adequada para o desempenho das atividades médicas e de atendimento à população. A casa é interligada ao quintal do vizinho, o qual apresenta diversos animais, levando a barulho excessivo e odor muito forte, tudo isso alinhado às condições estruturais igualmente inadequadas, como mofo nas salas de atendimento e ausência de pias para lavar as mãos.
“Conforme denúncias que recebemos, a UBS não possui o mínimo de condições para atender a população, bem como ser um local seguro para o trabalho dos profissionais da saúde. Nosso pedido é que haja uma visita ao local e que as intervenções necessárias sejam garantidas”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e tomará todas as providências cabíveis até que o município garanta melhores condições na UBS.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará