Urgente: Sindicato dos Médicos constata desmonte e remoção de materiais no Hospital Nossa Senhora da Conceição
Nesta segunda-feira (9), um ofício foi encaminhado ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, requerendo esclarecimentos urgentes

Após o recebimento de várias denúncias relatando o desmonte e a remoção de materiais no Hospital Nossa Senhora da Conceição para serem transferidos ao Gonzaguinha de Messejana, o vice-presidente e o secretário-geral do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Leonardo Alcântara, estiveram no local no último sábado (7) e constataram a veracidade dos relatos. A unidade, fechada para reforma há dois anos, será reinaugurada nesta quinta-feira (12).

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita vaga na Comissão de Planejamento da reforma do Gonzaguinha de Messejana

Nesta segunda-feira (9), um ofício foi encaminhado ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, requerendo esclarecimentos urgentes, bem como solicitando uma fiscalização rigorosa sobre a movimentação de equipamentos entre unidades hospitalares, com a devida transparência e comunicação prévia aos profissionais envolvidos. O ofício também foi enviado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), requisitando também uma vistoria no local.

Durante a visita, foi confirmado que já ocorreu a retirada do aparelho de foco da sala de curetagem da maternidade. Além disso, foi verificado que a única mesa cirúrgica da sala de cirurgia, utilizada para emergências obstétricas, está sendo preparada para ser levada ao Gonzaguinha de Messejana, devendo permanecer uma mesa incompleta, utilizada apenas para curetagem.

Conforme informado, o objetivo seria preparar pelo menos dois leitos de Parto Normal (PPP) para a inauguração da unidade em Messejana.

Também foi observado que as camas do alojamento conjunto da maternidade estão sendo removidas para o Gonzaguinha de Messejana, e a clínica do hospital está passando pelo mesmo processo, com camas sendo separadas e transferidas para a nova unidade, bem como as pacientes que não tiverem alta serão transferidas.

“Como pode ter uma emergência obstétrica funcionando sem uma sala de cirurgia? É uma gravidade o que isso pode trazer ao atendimento dessa população. O Sindicato dos Médicos esteve no local, no sábado, averiguando essas denúncias e checando que, realmente, são verídicas. Queremos evitar o desmonte e o fechamento do Hospital Nossa Senhora da Conceição, tão importante para essa população”, disse Dr. Leonardo Alcântara.

Além do desmonte verificado, o Hospital Nossa Senhora da Conceição já se encontra em condições precárias, com partes do teto da unidade apresentando reboco caindo, o que representa um risco adicional à integridade dos pacientes e dos profissionais de saúde.

Paralisação dos serviços

No ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta que a transferência de materiais ocorrida de maneira desordenada e sem qualquer previsão de reposição ou substituição, poderá resultar na paralisação total dos serviços. A unidade, que hoje atende a uma parcela significativa da população, pode se transformar em uma simples casa de parto, sem a mínima condição de realizar cirurgias obstétricas emergenciais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que acompanhará a situação, tomando todas as providências cabíveis, para garantir que a unidade continue funcionando com os materiais e condições necessárias para prestar um atendimento digno e seguro à população.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!