Sindicato dos Médicos aciona CREMEC e Secretaria de Saúde de Caucaia para fiscalizar a UAPS Francisca de Fátima devido à falta de água

Na última terça-feira (23), o Sindicato dos Médicos do Ceará acionou o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) e a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia acerca da falta de água na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Francisca de Fátima. A entidade tomou conhecimento de que a unidade está sem água desde o dia 18 de julho e solicitou uma fiscalização no local.

Leia mais: Sindicato dos Médicos oficia CREMEC reforçando necessidade de providências urgentes para a UPA Centro, em Caucaia

Segundo os relatos, a situação está impedindo os profissionais de saúde de desempenharem suas funções adequadamente. A ausência de água impossibilita o uso dos banheiros, a realização de higienização das mãos entre os atendimentos e outras atividades básicas essenciais para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, tornando inviável o atendimento ao público.

“É totalmente inviável que uma unidade de saúde funcione sem condições mínimas de higiene, sem o fornecimento de água, tornando o ambiente insalubre. Essa situação precisa ser corrigida o mais rápido possível, tendo em vista os riscos aos pacientes e profissionais”, avalia Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Código de Ética Médica

De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição para esclarecimentos adicionais.

Foto: Jaime Rodrigues/Google