Sindicato dos Médicos oficia CREMEC reforçando necessidade de providências urgentes para a UPA Centro, em Caucaia
Entidade também entrou com manifestação na 5ª Promotoria de Justiça de Caucaia relatando os problemas

Na última quarta-feira (22), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), Dra. Inês Melo, reforçando a necessidade de providências urgentes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, em Caucaia. Após 240 dias da vistoria realizada pelo Conselho, onde foram constatadas inúmeras deficiências, nada foi solucionado ainda. O mesmo ofício foi enviado ao secretário de Saúde, Zózimo Medeiros.

Leia mais: Médicos pediatras que atuam nas UPAs de Caucaia por meio da COAPH podem paralisar atividades se pagamentos não forem regularizados em 72 horas

No ofício, o Sindicato ressalta que o relatório do CREMEC previa um prazo de 30 dias, que seria até 27 de outubro de 2023, para que a SMS de Caucaia enviasse um plano de recuperação física da unidade, com cronograma e comprovação da regularização do fornecimento de roupas e insumos. Também havia a previsão de regularização da inscrição da UPA no CREMEC.

Sem a adoção de providências até o momento, os problemas vêm se agravando ao longo deste ano, somando-se a outros como: comprometimento do piso, apresentando risco de afundamento em vários setores; a existência de apenas um banheiro para todos os funcionários; escassez de medicamentos; desativação do setor de pediatria e consultório odontológico; insuficiência de leitos; e ausência de monitor multiparamétrico e ventiladores mecânicos.

Além de todas as dificuldades relatadas, os profissionais da pediatria, que atuam por meio da COAPH, continuam com os salários atrasados.

“É imperativo que ações imediatas sejam implementadas para garantir a recuperação estrutural e operacional desta unidade de saúde, restabelecendo um ambiente seguro e adequado para o atendimento médico”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Manifestação

O Sindicato dos Médicos também entrou com manifestação na 5ª Promotoria de Justiça de Caucaia relatando os problemas constatados na vistoria do CREMEC, bem como enfatizando que já vem há mais de um ano em busca de diálogo com a Prefeitura de Caucaia, com a finalidade de sanar a precariedade das condições dos estabelecimentos de saúde e atrasos de pagamentos dos médicos contratados, também sem êxito até o momento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a necessidade de uma intervenção decisiva, com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos fundamentais de acesso a um serviço de saúde digno e eficiente.