UPA de Cascavel reduzirá número de médicos a partir do próximo mês; Sindicato aciona Secretária de Saúde Municipal
Escala será reduzida para dois médicos no turno diurno e apenas um médico no turno noturno

Na última sexta-feira (19), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou a secretária de Saúde de Cascavel, Margareth Teles, logo após tomar conhecimento de que o número no quadro de médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel será reduzido a partir do próximo mês. Conforme a entidade, as justificativas apresentadas para a medida são insuficientes diante das consequências.

Leia mais: Sindicato dos Médicos recebe denúncias de condições precárias e sobrecarga na UPA de Cascavel; entidade cobra melhorias e a contratação de um plantonista

De acordo com as informações, a atual configuração da escala médica, composta por três médicos para o turno diurno (MT) e dois médicos para o turno noturno (SN), será reduzida para dois médicos no turno diurno e apenas um médico no turno noturno. Além disso, a introdução de um reforço no período das 10 horas às 22 horas não seria o suficiente para suprir adequadamente a demanda crescente de atendimentos, visto que atualmente a estrutura já opera no seu limite máximo de capacidade.

No ofício, o Sindicato dos Médicos solicita que seja realizada uma reavaliação com urgência acerca da decisão de reduzir o número de médicos na UPA de Cascavel, considerando os impactos negativos que podem gerar na assistência à saúde da população e na integridade dos profissionais de saúde.

Sobrecarga de trabalho

A entidade também ressalta que a redução do quadro médico acarretará um aumento na sobrecarga de trabalho dos profissionais remanescentes, comprometendo não só a qualidade do atendimento prestado à população, mas também a saúde física e mental dos próprios médicos. “O estresse ocupacional e a exaustão profissional são fatores que inevitavelmente conduzem a um decréscimo na eficiência e na qualidade dos serviços de saúde, podendo levar a um aumento dos índices de erro médico e diminuição da satisfação dos usuários do sistema público de saúde”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato também reitera que, embora durante o período de sazonalidade de arboviroses haja o aumento do número de médicos, e que geralmente as Secretarias de Saúde Municipais aleguem seguir as diretrizes do Ministério da Saúde, é evidente que a demanda na UPA de Cascavel continua alta para o atual número de profissionais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição da gestão para esclarecimentos adicionais que se façam necessários.