Sindicato dos Médicos recebe denúncias de condições precárias e sobrecarga na UPA de Cascavel; entidade cobra melhorias e a contratação de um plantonista
O repouso médico está com teto correndo risco de desabar, paredes mofadas e beliches sem roupas de camas

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com denúncias de condições precárias e sobrecarga de trabalho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel. Na última quinta-feira (24), a entidade encaminhou ofício ao Instituto 1º de Maio solicitando os devidos reparos e a contratação de mais um médico plantonista para controlar a demanda.

Leia mais: UPA de Cascavel registra 50 pacientes em espera e desfalque na equipe médica; Sindicato cobra reforço nas escalas

A unidade apresenta falhas de energia e vazamentos. No local do repouso médico a situação é ainda pior, com teto correndo risco de desabar, beliches sem roupas de cama e paredes mofadas.

Além das condições de trabalho inadequadas, os profissionais relatam que estão enfrentando uma sobrecarga alarmante devido à má distribuição de médicos plantonistas ao longo do dia e da noite.

Atualmente, a UPA conta com apenas três plantonistas durante o dia e dois durante a noite, o que tem resultado em filas extremamente longas, casos graves sendo atendidos com atraso e um ambiente propenso à superlotação. “Essa circunstância é insustentável e potencialmente prejudicial tanto para os pacientes quanto para os médicos que trabalham nessas condições desafiadoras”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

No ofício, o Sindicato dos Médicos lembra que os mesmos problemas já foram relatados em abril deste ano, mas ainda não foram resolvidos. A entidade ressalta a necessidade de que medidas sejam adotadas com urgência, como a contratação de mais um médico plantonista para o turno da noite como forma de reduzir a demanda dos profissionais.

“Ressaltamos a importância de soluções efetivas, imediatas e permanentes para a infraestrutura física da unidade, de forma a proporcionar um ambiente adequado para o trabalho dos médicos e um atendimento de qualidade aos pacientes”, acrescenta Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e destaca que tomará as providências cabíveis até que a situação seja resolvida.