Sindicato dos Médicos visita CAPS do Bom Jardim para averiguar demandas e alerta população sobre problemas enfrentados pela categoria
Houve relatos de insegurança, falta de medicamentos de alto custo e agenda de consultas com vagas disponíveis apenas para abril de 2025

O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo delegado sindical Dr. Levi Carioca, esteve na manhã desta terça-feira (16) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Geral) – Regional V, no bairro Bom Jardim, para verificar as condições de trabalho e de atendimento. Na ocasião, panfletos foram distribuídos para a população, alertando sobre os principais problemas enfrentados pela categoria.

Leia mais: CAPS Infantil Maria Ileuda Verçosa: SMS informa que reparos devem iniciar após autorização do proprietário do imóvel

De acordo com Dr. Levi Carioca, foi observado sobrecarga de trabalho, com quadro de profissionais insuficiente para dar vazão a uma demanda de atendimento de 19 mil pacientes. Além disso, houve relatos de insegurança, falta de medicamentos de alto custo e agenda de consultas com vagas disponíveis apenas para abril de 2025.

Os profissionais reiteraram a necessidade de uma nova unidade de CAPS para a região, com o objetivo de remanejar os atendimentos e desafogar a alta demanda atual.

Profissionais e a população sofrem diariamente com péssimas condições de atendimento e de trabalho

“O que temos percebido é que a saúde mental de Fortaleza precisa de atenção urgente. Não dá mais para os pacientes e profissionais lidarem com esse descaso diariamente”, afirma o delegado.

Os CAPS de Fortaleza precisam de socorro

Profissionais da saúde e a população sofrem diariamente com péssimas condições de atendimento e de trabalho diante da falta de solução da Prefeitura de Fortaleza.

Estes são os principais problemas enfrentados:

• Estruturas precárias (salas mofadas, goteiras, sem manutenção e infiltrações nas paredes);
  • Ausência de médicos psiquiatras;
  • Profissionais sobrecarregados;
  • Atrasos salariais;
  • Falta de medicamentos básicos;
  • Demora para agendamento de consultas de retorno.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que seguirá trabalhando em busca de melhoria para o sistema de saúde mental, garantindo eficiência e qualidade no atendimento oferecido à população de Fortaleza.