UPAs geridas pelo ISGH reduzem um médico plantonista e Sindicato pede revisão do número de profissionais por escalas
A redução iniciou em 1º de julho nas unidades pertencentes ao Estado do Ceará e tem gerado sobrecarga aos médicos

O Sindicato dos Médicos do Ceará acionou o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio de ofício enviado na última quarta-feira (10), devido à redução de um médico plantonista nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) pertencentes ao Estado do Ceará. A redução iniciou em 1º de julho e tem gerado sobrecarga aos médicos.

Leia mais: Sindicato dos Médicos aciona ISGH e SESA após recebimento de denúncia de pacientes sendo internados na porta na UPA Canindezinho

Conforme relatos recebidos pela entidade, houve a redução de um médico por escala e a introdução de um médico flex, contudo, não é o suficiente para atender todas as demandas de classificações de emergência.

“Estamos cientes de que nesta época do ano a demanda tende a ser menor, mas ainda assim permanece alta. Em situações normais, já era desafiador para clínicos atenderem a todas as classificações de emergência. Com a ausência de um dos clínicos, mesmo com o apoio do médico flex, a sobrecarga continua elevada”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade também ressalta que, embora durante o período de sazonalidade de arboviroses, haja o aumento do número de médicos, e que o Estado do Ceará e o ISGH afirmem seguir as diretrizes do Ministério da Saúde, é evidente que a demanda nas UPAs continua alta para o atual número de profissionais.

Resolução do CFM

Ainda no ofício, o Sindicato dos Médicos esclarece que a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.079/14, que dispõe sobre a normatização do funcionamento das UPAs 24h e congêneres, ressalva aos gestores que devem garantir qualidade e segurança assistencial ao paciente e ao médico.

Além disso, destaca que cabe ao Ministério da Saúde, a Sesa e o ISGH encontrarem fórmulas que permitam o funcionamento pleno desses serviços, sem distorções que coloquem em risco a vida e o bem-estar dos profissionais e pacientes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que o requerimento para que as diretrizes sejam revistas, bem como seja considerado o aumento do número de médicos, não apenas durante o período de sazonalidade.