Sindicato reforça pedido de reunião com a Secretaria de Saúde de Canindé para tratar situação dos médicos da UPA Irmã Judite
Entre as demandas a serem tratadas, estão a situação contratual e financeira dos profissionais que atuaram como Pessoa Física

O Sindicato dos Médicos do Ceará reforça o pedido de reunião com a Secretaria de Saúde de Canindé para tratar as demandas dos médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Judite. A entidade reitera que a reunião já foi solicitada outras vezes, mas ainda aguarda o agendamento de uma data.

Leia mais: Sindicato dos Médicos aciona ISGH e SESA após recebimento de denúncia de pacientes sendo internados na porta na UPA Canindezinho

Entre as demandas a serem tratadas, estão a situação contratual e financeira dos profissionais que atuaram na unidade até o final de maio com vínculo Pessoa Física diretamente com a Secretaria de Saúde de Canindé. No entanto, após o Instituto Saúde e Cidadania vencer licitação para a execução de serviços de saúde, os médicos foram informados que teriam que aderir a uma empresa chamada Protect Agenciamento de Serviços e Negócios SA, submetendo-se a condições menos atrativas que as anteriores.

Sob estas novas condições, os médicos receberiam um valor líquido inferior ao que recebiam anteriormente e ainda sem qualquer desconto para o INSS, o que os deixariam sem a possibilidade de receber benefícios previdenciários oportunizados pelo INSS. Além disso, os médicos teriam que se submeter a uma empresa que não fez parte da licitação e sobre a qual não possuem qualquer conhecimento prévio, ou seja, a nova proposta de vínculo seria por meio de uma quarteirização.

Redução de valores

O Sindicato dos Médicos explica que, na condição anterior, mesmo com o desconto de 27,5% do INSS, o valor do plantão era maior. Com a Protect, o valor está inferior e sem o desconto do INSS.

“A adesão à Protect Agenciamento traz riscos financeiros e tributários significativos, principalmente devido à falta de conhecimento prévio sobre o histórico da empresa, mesmo que seja como acionista minoritário. Essa situação tem causado preocupação entre os profissionais, por isso reiteramos o pedido para uma reunião, para que possamos negociar condições melhores aos médicos”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e segue à disposição para o agendamento de uma reunião com a secretária de saúde.