Após reunião com Fagifor, Sindicato dos Médicos aguarda resoluções acerca das demandas do Frotinha de Messejana
Fundação terá gerência plena do hospital e se comprometeu em resolver questões, como estacionamento e local para repouso

No dia 22 de maio, o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Luigi Morais, e a advogada da entidade, Dra. Gabrielle Gadelha, participaram de uma reunião com os representantes da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor) para tratar das demandas levantadas pela categoria em relação ao Hospital Frotinha de Messejana. Após uma semana, as questões ainda estão sendo resolvidas.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita reunião para tratar acerca da organização e estrutura do Frotinha de Messejana

Durante a reunião, que ocorreu com a presença da diretora-presidente da Fagifor, Dra. Joana Angélica; o médico, Dr. Roger Benevides; e a diretora-executiva, Dra. Margarida Saraiva, foi destacado que o hospital contaria com um espaço para repouso exclusivo de médicos (feminino e masculino), com seis camas para descanso. Além disso, informaram que os médicos também teriam um espaço de repouso dentro do centro cirúrgico, com quatro camas, totalizando 10 leitos para repouso à disposição.

Sobre o fornecimento de água, os representantes da Fagifor comunicaram que colocariam um bebedouro com água mineral na sala de descompressão. Em relação ao controle de fluxos internos, pequenos procedimentos e sistema integrado de computadores, foi informado que o hospital está em fase de estabelecimento dos processos após a inauguração, contando com a consultoria do Hospital Albert Einstein/SP, e que está sendo analisada a viabilidade de troca do sistema de tecnologia da informação.

Quanto ao estacionamento, a Fagifor disse que seria reservada uma área com 10 vagas exclusivas para os profissionais médicos.

Ainda na reunião, a diretora-presidente da Fagifor ressaltou que a fundação será responsável pelas decisões administrativas da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), tendo gerência plena do Frotinha de Messejana e, futuramente, do Hospital Gonzaguinha de Messejana.

Vínculos trabalhistas

Os representantes da Fagifor informaram que as unidades de saúde geridas diretamente pela SMS terão um programa que visa a redução dos vínculos precários, como cooperativas, servidores temporários, priorizando empregados aprovados em concursos públicos. O programa de substituição de vínculos, no entanto, não abrangerá as unidades de saúde geridas por meio de Organizações Sociais (OS’s).

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que seguirá vigilante ao cumprimento de todas as demandas que visam as melhores condições de trabalho aos profissionais do Frotinha de Messejana.