Hospital Municipal de Banabuiú conta com apenas um médico; Sindicato solicita esclarecimentos sobre escalas
Conforme informações, um único profissional é responsável por atender diversos setores da unidade em um plantão de 24 horas

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu a denúncia de que o Hospital Municipal de Banabuiú conta com apenas um médico no plantão de 24 horas. Quando o profissional precisa se ausentar para se alimentar ou ir ao banheiro, por exemplo, não há um substituto.

Leia mais: Sindicato sugere pagamento de rateio do Previne Brasil aos médicos atuantes no município de Banabuiú/CE

Na última quinta-feira (23), a entidade oficiou o secretário de Saúde do município, Weyber Douglas, solicitando esclarecimentos acerca das escalas de plantões da unidade hospitalar.

Conforme as informações recebidas pelo Sindicato, o médico fica 24 horas no plantão, sendo responsável pela enfermaria com pacientes internados, pela porta de entrada com atendimento de urgência/emergência, pelas consultas básicas gerais, pelo setor de pediatria, além de realizar partos e pequenas cirurgias, quando necessário, atendendo uma demanda diária de mais de 80 pacientes.

“O fato de um hospital municipal contar com apenas um médico nos causou bastante preocupação. Na ausência do profissional para realização de necessidades básicas, os pacientes ficam sem assistência. Além disso, o profissional fica sobrecarregado ao ter que dar atenção a todos os setores sozinho”, destaca Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Questionamentos

Ainda no ofício, o Sindicato dos Médicos também questionou qual justificativa para a disponibilidade de apenas um médico de plantão no hospital municipal, considerando o aumento significativo do fluxo de atendimento, por conseguinte, a possível elevação na demanda por atendimento médico; quais os critérios adotados para definir o número de médicos de plantão; e quais são as medidas que estão sendo tomadas para mitigar os impactos dessa limitação.

Além disso, a entidade também indagou sobre possíveis planos e ações da Secretaria de Saúde para ampliar a equipe de médicos e se existe algum plano de contingência em casos de emergências ou situações que exijam uma demanda maior de profissionais médicos no hospital, visando evitar sobrecargas, situações graves e garantir a continuidade dos serviços.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para acompanhar e colaborar no desenvolvimento de soluções eficazes para os desafios enfrentados no âmbito da saúde pública na cidade.

Foto: Monólitos Post

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

 

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!