Sindicato sugere pagamento de rateio do Previne Brasil aos médicos atuantes no município de Banabuiú/CE
Segundo divulgado pelo secretário de saúde em suas redes sociais, o município teve o indicador de saúde do programa Previne Brasil elevado

Em ofício encaminhado ao secretário de Saúde de Banabuiú, Weyber Douglas, no dia 15 de fevereiro, o Sindicato dos Médicos do Ceará sugeriu que o município adote medidas necessárias para ratear parte dos recursos do Previne Brasil com os médicos que atuam na Atenção Primária, como forma de reconhecer o trabalho dos profissionais e estimulá-los a continuar atuando de forma comprometida e responsável. A entidade também indaga qual motivo de o município não estar realizando o repasse aos médicos a título de gratificação/bonificação pelas metas alcançadas nos últimos anos.

Conforme divulgado pelo portal “Monolistospost.com”, o secretário de saúde informou em suas redes sociais, no dia 31 de janeiro, que o município de Banabuiú teve o indicador de saúde do programa Previne Brasil elevado. Segundo o gestor, a informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.  De acordo com o Indicador Sistêmico Final (ISF), o município saltou para a segunda melhor colocação na ADS Quixadá e a 13ª melhor colocação dos indicadores no Ceará.

O Sindicato dos Médicos destaca, no entanto, que alguns gestores municipais ainda não estão fazendo o uso adequado desses recursos, o que acaba impactando negativamente na qualidade da assistência oferecida à população.

“Sabemos que o município de Banabuiú enfrenta desafios importantes na área da saúde, mas acreditamos que o rateio dos recursos do Previne Brasil com os profissionais médicos da Atenção Primária pode ser uma medida importante para melhorar a qualidade da assistência prestada à população local, bem como representa reconhecimento e valorização desta classe de profissionais da saúde que sempre foram parceiros de primeira hora e linha de frente diante dos percalços e desafios da saúde pública brasileira”, ressalta Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Previne Brasil

O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) no país, melhorando o acesso e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, por meio do financiamento de ações e serviços na Atenção Primária. O programa inclui ações voltadas para a prevenção de doenças, promoção da saúde, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, além da coordenação do cuidado e da gestão de saúde.

Segundo o Sindicato dos Médicos, para receber os recursos do Previne Brasil, os municípios e o Distrito Federal precisam cumprir metas relacionadas à organização e estruturação da Atenção Primária à Saúde, como o cadastramento de usuários, a adesão ao prontuário eletrônico, a oferta de serviços odontológicos, a realização de exames preventivos, entre outras.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e afirma que acompanhará a situação até que o município apresente as considerações e respostas devidas aos questionamentos.

Foto: Reprodução/Revista Central