Sindicato dos Médicos solicita revisão de transferência dos serviços de saúde do posto Fausto Freire para o posto Maria Grasiela
Além da distância, as duas unidades encontram-se em reforma, sem condições de atender à população

Na última sexta-feira (17), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou o secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, solicitando a revisão de transferência dos serviços do Posto de Saúde Fausto Freire, no bairro Santa Maria, para o Posto de Saúde Maria Grasiela, no bairro Santa Fé. A entidade foi acionada com diversas reclamações acerca da nova mudança de local.

Leia mais: Após forte chuva, Posto de Saúde Maria Grasiela Barroso apresenta rachaduras no teto e comprometimento da energia elétrica; Sindicato cobra SMS por intervenção imediata

O Posto de Saúde Fausto Freire encontra-se em reforma e, inicialmente, os serviços foram transferidos para o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq). No entanto, os profissionais e a população foram surpreendidos com a determinação de que os atendimentos serão transferidos para o Posto de Saúde Maria Grasiela.

Conforme os relatos, o Posto de Saúde Maria Grasiela também está em reforma e não possui condições adequadas para receber os trabalhadores e a população. Além disso, o deslocamento até o novo local é dificultado pela distância e pela falta de transporte público específico, prejudicando principalmente idosos e crianças que necessitam de atendimento no próprio bairro por questões de mobilidade e segurança.

O Sindicato dos Médicos também foi informado que, segundo a presidente do Idesq, o Instituto passou a receber atendimentos após denúncias da comunidade sobre a precariedade das instalações do Posto de Saúde Fausto Freire. O Idesq disponibilizou três salas para os consultórios e tem oferecido suporte, inclusive com equipamentos como notebooks, sem custos adicionais para a prefeitura, exceto pela manutenção de limpeza.

“Pedimos que a transferência de atendimento seja revista pela prefeitura, uma vez que, além do novo local ser distante para os pacientes, também não há estrutura adequada para receber mais essa demanda. Enquanto as reformas não concluídas, é necessário garantir que os serviços continuem sendo prestados em local adequado”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que tomará todas as providências cabíveis até que a situação seja resolvida sem prejudicar os profissionais e a população.

Foto: Reprodução/PMF