Após forte chuva, Posto de Saúde Maria Grasiela Barroso apresenta rachaduras no teto e comprometimento da energia elétrica; Sindicato cobra SMS por intervenção imediata
Mesmo depois da avaliação do engenheiro, que comprometeu apenas metade da estrutura, os problemas persistiram no dia seguinte

Na última terça-feira (28), após forte chuva, o Posto de Saúde Maria Grasiela Barroso, no bairro Ancuri, em Fortaleza, apresentou rachaduras no teto, comprometimento da energia elétrica e falta de água nos banheiros, copa e consultórios para a higiene das mãos. A situação foi relatada ao Sindicato dos Médicos do Ceará, que já encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) cobrando uma intervenção imediata.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita condições de trabalho adequadas no Posto de Saúde Zélia Correia enquanto unidade passa por reforma

Segundo informações recebidas pela entidade, houve visita do engenheiro designado pela prefeitura, o qual avaliou que apenas metade da estrutura do posto estaria apta a continuar funcionando. No entanto, no dia seguinte os profissionais de saúde ainda enfrentaram oscilações de energia, comprometendo o uso de equipamentos essenciais como computadores, internet, ares-condicionados e iluminação.

Na mesma unidade também funciona o posto Fausto Freire, que diante da situação, foi sugerido aos médicos e enfermeiros que realizassem atendimentos na sala de reuniões, prejudicando o sigilo médico-paciente e a realização de exames físicos.

“Esta medida é inaceitável e compromete gravemente a qualidade do serviço prestado. A estrutura comprometida e as condições insalubres geram grande insegurança física, emocional e biológica para os profissionais de saúde, aumentando o risco de disseminação de doenças em um ambiente úmido e sem condições de higiene adequadas”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis até que a prefeitura de Fortaleza garanta a intervenção necessárias e ofereça condições de atendimento adequadas.

Foto: Reprodução/PMF