Dirigentes da FMB pedem revogação do decreto que trata da Comissão Nacional de Residência Médica em reunião com ministros da Educação e da Saúde
Camilo Santana reconheceu o erro com a mudança das regras e propôs corrigir alguns pontos. Entidades continuam defendendo a revogação

Em Brasília, dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB), entre outras entidades médicas e parlamentares, reuniram-se, na última quarta-feira (24), com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, solicitando a revogação do decreto nº 11.999/24 que trata da Comissão Nacional de Residência Médica.

Leia mais: Dr. Leonardo Alcântara participa de reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar sobre Revalida e outros temas

“Pedimos a revogação do decreto que interfere, negativamente, na residência médica de todo o Brasil”, destaca Dr. Edmar Fernandes, que esteve representando o Sindicato dos Médicos do Ceará e a FMB.

Na ocasião, Camilo Santana reconheceu o erro com a mudança das regras e se comprometeu em dialogar com as entidades para analisar os pontos que podem ser modificados ou corrigidos no decreto, descartando uma revogação. “Eu acho que a forma que foi conduzido precisa corrigir. Falhamos, do ponto de vista de diálogo com as entidades. Talvez devêssemos ter entrado em contato antes da publicação do decreto. Reconhecemos, aqui, que o processo poderia ser diferente”, disse o ministro.

Após a reunião, os representantes das entidades médicas reforçaram a defesa pela revogação do decreto.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu posicionamento pela defesa da residência médica de qualidade e seguirá atento às discussões acerca do tema.