Sindicato oficia SMS de Fortaleza e Instituto IDEAS solicitando medidas urgentes acerca da situação crítica da UPA Itaperi
A entidade foi informada de uma série de incidentes que ocorreram durante o turno noturno na unidade de saúde

Na última segunda-feira (01), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício ao secretário de saúde de Fortaleza, Dr. Galeno Taumaturgo Lopes, e à direção do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), solicitando imediata atenção para uma série de questões críticas referentes à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaperi, sob a administração do Instituto IDEAS.

A entidade foi informada acerca de uma série de incidentes que ocorreram durante o turno noturno na unidade de saúde.  Dentre os relatos estão a reclassificação inadequada de pacientes verdes e amarelos para a categoria laranja, após longos períodos de espera, procedimento que coloca em risco a integridade e o tratamento adequado dos pacientes, comprometendo a eficácia da triagem na UPA; sobrecarga e exposição à vulnerabilidade dos profissionais de saúde, onde os profissionais, em muitos casos, foram privados de intervalos para alimentação, hidratação e necessidades fisiológicas básicas, permanecendo por longos períodos em atendimento contínuo, em um ambiente marcado pela insegurança e pela falta de condições adequadas de trabalho.

Saiba mais: Número de pediatras na UPA Itaperi reduz após Instituto IDEAS assumir administração; Sindicato dos Médicos solicita esclarecimentos

Ainda conforme relatos, outro ponto crítico destacado refere-se à resposta insatisfatória por parte das forças de segurança pública, especificamente da Polícia Militar. Apesar de terem sido acionados em três ocasiões ao longo da noite, somente no terceiro chamado, houve a chegada de uma equipe ao local, o que coloca em risco não apenas a integridade física dos profissionais e pacientes, mas também mina a confiança na capacidade das autoridades em prover segurança efetiva naquela unidade de saúde.

Diante do ocorrido, é necessária a contratação imediata de segurança privada armada, como medida emergencial para garantir a proteção tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes que buscam atendimento na unidade.

A entidade ressalta ainda a importância da qualificação contínua da equipe de enfermagem, em conformidade com os protocolos clínicos estabelecidos, como o Protocolo de Manchester. Há relatos de casos onde pacientes com condições graves são inadequadamente classificados, enquanto outros com necessidades menos urgentes recebem prioridade, o que evidencia uma imediata revisão dos processos de triagem e na capacitação dos profissionais de saúde envolvidos.

A entidade solicita que seja promovida uma reunião de urgência entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto IDEAS, a fim de discutir e implementar as medidas necessárias para enfrentar os desafios mencionados. O Sindicato reforça que, mesmo que isso implique em aumento de despesas, é imperativo garantir a segurança e a qualidade do atendimento prestado na UPA Itaperi.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para garantir o pleno funcionamento e as boas condições de trabalho dos profissionais que atuam na UPA Itaperi.