O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu a informação de que, após o Instituto IDEAS assumir a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaperi, o número de pediatras reduziu de dois para um. Na última segunda-feira (18), o sindicato acionou a empresa e a Secretaria de Saúde de Fortaleza solicitando esclarecimentos sobre a situação.
Segundo a denúncia, o instituto teria comunicado a permanência de dois médicos para o eixo pediátrico, no entanto, após duas semanas, os profissionais foram surpreendidos com a notícia de que haveria apenas um pediatra e um médico “flex” para atender tanto o eixo infantil quanto o adulto.
“Infelizmente, a carência de pediatras na UPA Itaperi é um problema antigo e de conhecimento público. Contudo, constatamos que as novas decisões do Instituto IDEAS configuram um retrocesso no atendimento à saúde infantil na região”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
A entidade ressalta preocupação que a medida tenha sido tomada no período do ano em que o fluxo de crianças nas unidades de saúde aumenta consideravelmente devido à maior incidência de doenças como gripes e arboviroses.
A redução do número de pediatras na UPA Itaperi implicará em: aumento do tempo de espera por atendimento médico; superlotação da unidade; dificuldade no diagnóstico e tratamento de doenças; e risco de agravamento da saúde das crianças.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição do Instituto IDEAS na busca de uma solução efetiva para o problema.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará