Sindicato dos Médicos verifica condições insalubres no Posto de Saúde Dr. Paulo de Melo Machado e aciona Secretaria de Saúde de Fortaleza
Unidade está com presença alarmante de mofo e cupins nas paredes, além de equipamentos médicos danificados

O diretor e a suplente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maurício Granja e Dra. Mônica Pinto, visitaram o Posto de Saúde Dr. Paulo de Melo Machado, no bairro Monte Castelo, no dia 14 de março, e verificaram condições insalubres para a prestação de serviços médicos. Na última segunda-feira (26), um ofício foi encaminhado ao secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo, solicitando a adoção de medidas urgentes que visem o bom funcionamento da unidade.

Leia mais: Sindicato dos Médicos reitera pedido de atenção às condições precárias e insalubres do Posto de Saúde Carlos Ribeiro

Entre as condições encontradas no posto, os dirigentes destacam a presença alarmante de morfo nas instalações, representando um risco significativo para a saúde dos profissionais e pacientes. Também foi verificado que não há espaço suficiente e adequado para todos os profissionais realizarem seus respectivos trabalhos, levando a uma sobrecarga de espaços e falta de privacidade durante os atendimentos médicos.

Além disso, a unidade se encontra com equipamentos médicos e mobiliário danificados; presença de cupins nas paredes; profissionais realizando atendimentos em ambientes inadequados; e uma autoclave danificada, o que compromete a esterilização adequada dos instrumentos médicos.

“Diante da gravidade desses problemas, é importante que a Secretaria de Saúde de Fortaleza intervenha prontamente para garantir um ambiente de trabalho seguro e adequado para os profissionais de saúde, bem como para assegurar o acesso dos cidadãos a serviços de saúde de qualidade”, afirma o diretor Dr. Maurício Granja.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição para colaborar no que for necessário para resolver a situação.