Sindicato dos Médicos reitera pedido de atenção às condições precárias e insalubres do Posto de Saúde Carlos Ribeiro
Unidade apresenta paredes mofadas, fiação exposta, telhado quebrado e entulhos

Nesta terça-feira (5), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou novo ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, reiterando o pedido de atenção às condições precárias do Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga. A entidade reforçou a necessidade da adoção de medidas imediatas para garantir a segurança dos profissionais e da população.

Leia mais: Sindicato dos Médicos constata que reforma da UAPS Carlos Ribeiro ainda não iniciou e cobra nova resposta à Secretaria de Saúde de Fortaleza

O diretor do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, esteve na unidade, após o recebimento de diversas denúncias, e constatou deterioração latente das instalações, como paredes mofadas, fiação exposta, telhado quebrado e entulhos, com possíveis focos do mosquito da dengue.

Lixo e entulho dentro das dependências do posto

“O posto não tem condições de trabalhar nem de atender pessoas de forma adequada, sem contar que tem médicos cooperados com salários atrasados há três meses, e participantes do programa Mais Médicos sem receber a contrapartida pelo município”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

Paredes mofadas nos consultórios médicos

A entidade alerta que a exposição contínua a ambientes insalubres pode comprometer não apenas a saúde física dos profissionais de saúde, sujeitos a adoecimentos e comprometimento da capacidade laborativa, mas também incide sobre os pacientes, vulneráveis a agravos decorrentes às condições ambientais adversas.

Demolição

Ainda no ofício, o Sindicato dos Médicos enfatizou que tomou conhecimento de que a unidade seria demolida em julho deste ano, e solicitou esclarecimentos sobre como será o remanejamento dos profissionais durante o período de transição.

Além disso, a entidade questionou se há algum plano estratégico em execução, com finalidade de ser medida paliativa e imediata, para que as atividades no Posto de Saúde Carlos Ribeiro sejam prontamente suspensas e transferidas para outro local.

Sem providências

O Sindicato dos Médicos reitera que esta não é a primeira que vez que aciona a Secretaria de Saúde de Fortaleza acerca dos problemas referentes ao Posto de Saúde Carlos Ribeiro. Outros ofícios foram encaminhados em junho e setembro do ano passado, mas nenhuma providência concreta foi tomada até o momento, agravando cada vez mais as condições de trabalho e de atendimento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que continuará tomando as medidas cabíveis até que seja apresentada uma solução concreta para a situação.