Fluxo de pacientes na pediatria do Hospital São Raimundo aumenta durante período noturno e Sindicato aponta necessidade de reforço médico

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com a denúncia de sobrecarga dos profissionais que atuam no atendimento pediátrico do Hospital São Raimundo, em Fortaleza, durante o período noturno. Devido ao aumento no fluxo de pacientes, a entidade aponta necessidade de reforço médico.

Leia mais: Médicos atuantes por Pessoa Jurídica no Hospital São Raimundo, no Crato, estão com atrasos nos pagamentos desde setembro; Sindicato oficia Secretaria de Saúde do Município

Conforme informações recebidas pelo Sindicato, foram designados dois plantonistas para o período diurno na pediatria. No período noturno, há apenas um reforço disponibilizado até 01 hora. Até às 07 horas, os médicos pediatras ficam sozinhos, ocasionando acúmulo de pacientes aguardando atendimento.

Na última segunda-feira (28), o Sindicato dos Médicos enviou ofício à direção do hospital, requerendo a adoção de medidas que visem a segurança dos médicos e pacientes. Além disso, ressaltou que os médicos que trabalham em regime de 12 horas de plantão têm o direito de usufruir de intervalos para descanso.

Também ressaltou que é dever da empresa contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores terceirizados ou não, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou local previamente convencionado em contrato.

“Não podemos admitir que os médicos pediatras trabalhem durante toda a noite sozinhos, principalmente nesse período de aumento de fluxo de pacientes devido ao período das arboviroses. Portanto, ressaltamos a necessidade para que seja disponibilizado um reforço para o período de 01 às 07 horas”, ressalta Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e solicita que as medidas sejam tomadas quanto antes, garantindo o bem-estar dos médicos e pacientes.

Foto: HSR