Sindicato solicita esclarecimentos a SMS de Sobral e a Fundação Leandro Bezerra sobre atraso de salários e sobrecarga de trabalho na UPA de Sobral
Os médicos estão enfrentando atrasos salariais desde o mês de janeiro e não há previsão de regularização dos pagamentos

O Sindicato dos Médicos oficiou, na última terça-feira (26), a direção da Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM) e a Secretária de Saúde do Município de Sobral, Letícia Reichel dos Santos solicitando esclarecimentos acerca da situação dos médicos que laboram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral, sob a gestão da FLBM.

De acordo com relatos recebidos pela entidade, os médicos estão enfrentando atrasos salariais desde o mês de janeiro de 2024, sem qualquer previsão para regularização desta situação. O pagamento referente ao mês de janeiro deveria ter sido realizado até o dia 10 de março, porém, até o momento, os médicos não obtiveram qualquer remuneração e não receberam esclarecimentos a respeito do atraso.

“É inadmissível que, mês após mês, os profissionais de saúde sejam submetidos a esta prática prejudicial de não recebimento pontual de seus salários. A situação é insustentável e causa sérios prejuízos a classe médica, afetando diretamente a qualidade e a continuidade dos serviços prestados à população”, reforça Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Os médicos relatam ainda que estão trabalhando em condições precárias, com a unidade constantemente lotada, com falta de medicamentos básicos e ausência de segurança adequada, o que tem levado a situações de risco para os profissionais e os pacientes. Além disso, a sobrecarga de trabalho é evidente, com mais de 200 atendimentos por plantão de 12 horas, sendo que há apenas dois médicos “flex” nas escalas.

Saiba mais: Médicos da UPA de Sobral enfrentam atrasos nos pagamentos e condições de trabalho inadequadas

A entidade reforça mais uma preocupação, sendo essa relacionada ao sistema de prescrição, que tem apresentado problemas recorrentes, como lentidão e travamentos, impactando ainda mais a eficiência dos atendimentos e contribuindo para o agravamento da situação.

O Sindicato dos Médicos esclarece que, de acordo com o art. 67, da Lei 8.666/1993 (Lei de licitações), ao celebrar seus contratos, a Administração Pública tem o dever de acompanhar e fiscalizar a sua execução. Desse modo, o pagamento da remuneração destes médicos tem sua origem monetária proveniente das finanças públicas, mesmo que de forma indireta. Assim, a Fundação Leandro Bezerra de Menezes exerce o papel de administradora, limitando-se a fazer repasses aos profissionais médicos dos valores concedidos pela administração pública.

Diante do exposto, a entidade solicita a SMS de Sobral e a FLBM que sejam adotadas as medidas necessárias para solucionar esta situação. Salienta ainda a importância de uma pronta intervenção para evitar maiores prejuízos tanto aos profissionais da saúde quanto à população usuária dos serviços médicos.

O Sindicato dos Médicos se coloca à disposição para colaborar para a resolução deste impasse e reafirma seu compromisso com a categoria, prestando suporte e agindo para que os profissionais recebam seus pagamentos em dia, garantindo a continuidade do atendimento à população.

Foto: Jornal Correio da Semana