Sindicato alerta para quantidade insuficiente de médicos prescritores no Hospital Municipal de Caucaia e cobra providências
Os profissionais estão atendendo uma média de 30 pacientes internados e já manifestaram suas preocupações à direção

O Sindicato dos Médicos do Ceará alerta sobre a situação atual de escassez de médicos prescritores no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, em Caucaia. A entidade tomou conhecimento de que os profissionais vêm enfrentando uma condição insustentável, atendendo uma média de 30 pacientes internados.

Leia mais: Serviço de anestesiologia nos hospitais municipais de Caucaia será mantido após município regularizar débitos com a COOPANEST

Na última sexta-feira (22), a entidade encaminhou ofício ao secretário de Saúde, Zózimo Medeiros, ressaltando que os médicos já manifestaram suas preocupações à direção do hospital em diversas ocasiões, porém, até o momento, não obtiveram resposta satisfatória.

“Conforme é de conhecimento geral, é assegurado ao médico, mediante sua experiência e capacidade profissional, o direito e a autonomia para determinar o tempo necessário a ser dedicado a cada paciente. No entanto, cabe aos diretores técnico e clínico estabelecer o número adequado de médicos prescritores a fim de garantir um atendimento de qualidade e evitar sobrecargas excessivas sobre esses profissionais”, explica o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Max Ventura.

No ofício, o Sindicato dos Médicos também destaca a necessidade de um redimensionamento na estrutura de pessoal do hospital, incluindo a contratação de mais médicos prescritores. Além disso, a entidade ressalta que a manutenção da situação atual é inviável e pode acarretar prejuízos significativos tanto para os profissionais quanto para os pacientes que dependem dos serviços oferecidos pela instituição.

“A diversidade de quadros clínicos apresentados pelos pacientes impossibilita a padronização do tempo dedicado a cada um deles, reforçando a necessidade de uma equipe médica adequada para garantir um cuidado individualizado e eficaz”, finaliza Dr. Max Ventura.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para colaborar no que for necessário para resolver esta situação da forma mais rápida e eficaz possível.