Sindicato dos Médicos constata que reforma da UAPS Carlos Ribeiro ainda não iniciou e cobra nova resposta à Secretaria de Saúde de Fortaleza
Em junho, SMS informou que estava no aguardo da desocupação do imóvel para início das obras, o que ainda não ocorreu

Representando o Sindicato dos Médicos do Ceará, o diretor Dr. Maurício Granja, visitou, na última segunda-feira (25), a Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS) Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga, para averiguar se a reforma já havia sido iniciada e constatou que as condições precárias continuam.

Leia mais: Sindicato dos Médicos visita unidades de saúde da Regional I, em Fortaleza, e fiscaliza reformas

Após a vistoria, o Sindicato dos Médicos encaminhou novo ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. Galeno Taumaturgo, expondo a persistência dos problemas e requerendo uma resposta efetiva para início das obras.

Em junho, a situação foi relatada via ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), que informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) estava no aguardo da desocupação do imóvel para início das obras. No entanto, já se passaram dois meses sem nenhuma intervenção.

A UAPS ainda encontra-se com infiltrações no teto, mofos nas salas, paredes em péssimas condições e insegurança no entorno.

Conforme observado durante a visita, o teto na área da recepção está com infiltração e o teto próximo à coordenação está com avarias graves e descolamento de material, claramente com ares de abandono. Também foi relatado que um dos médicos entregou a escala de plantões após ser ameaçado dentro do consultório.

“O posto de saúde Carlos Ribeiro trata-se de um importante equipamento para a população de Jacarecanga, mas não pode continuar operando nas condições em que encontra-se atualmente, pondo em risco o trabalho dos profissionais e sem oferecer as mínimas condições de dignidade aos pacientes. Nós queremos que essa reforma seja uma prioridade e reiteramos a solicitação de uma data para início das obras”, destaca Dr. Maurício Granja.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que continuará acompanhando até que seja apresentada uma solução para a situação.