Umirim: médicos plantonistas que atuam na UBS São Joaquim, por meio da Vital Saúde, não recebem pagamentos desde dezembro; Sindicato aciona município e cooperativa
A entidade explica que o atraso pode gerar consequências legais à cooperativa, como repercussões jurídicas

Médicos plantonistas que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Joaquim, em Umirim, por meio da cooperativa Vital Saúde, estão com os pagamentos dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro em atraso. Nesta terça-feira (27), o Sindicato dos Médicos do Ceará acionou o secretário de Saúde do município, João Batista, e a presidente da cooperativa, Leiliane Barros, solicitando que medidas urgentes sejam tomadas para regularizar a situação.

Leia mais: Urgente: médicos da residência de Medicina da Família e Comunidade, que atuam nos postos de saúde de Caucaia, paralisam atendimentos

No ofício, o sindicato ressalta que a pendência tem gerado preocupação e insatisfação por parte dos profissionais de saúde vinculados à cooperativa, bem como impactado negativamente a prestação de serviços de assistência médica à população atendida pela unidade.

“O não recebimento pontual dos honorários médicos compromete não apenas o sustento e a estabilidade financeira desses profissionais, mas também a continuidade e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade local”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade também explica que o atraso pode gerar consequências legais à cooperativa, como repercussões jurídicas, e reitera que, ao celebrar seus contratos, é dever da administração pública acompanhar e fiscalizar a sua execução.

Código de Ética Médica

De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para que a situação seja resolvida de forma célere.