Sindicato solicita providências urgentes para a escassez de médicos no plantão do Hospital Municipal Dom Aloísio Lorscheider, em Guaiúba
Entidade verificou que às terças, quintas-feiras e nos finais de semana, há apenas um médico de plantão

Durante visita realizada, na última quinta-feira (15), no Hospital Municipal Dom Aloísio Lorscheider, no município de Guaiúba, o Sindicato dos Médicos do Ceará verificou que às terças, quintas-feiras e nos finais de semana, há apenas um médico de plantão. A situação foi relatada à secretária de Saúde, Viviana Bezerra, por meio de ofício, solicitando providências urgentes.

Leia mais: Sindicato dos Médicos participa de reunião com a Viva Rio e recomenda que profissionais não assinem nenhum contrato até próxima segunda-feira (26)

Conforme observado, o único médico plantonista não desfruta adequadamente de períodos de descanso. Além disso, quando o plantonista precisa se ausentar para se alimentar, o pronto atendimento fica sem assistência médica, causando um grande risco à população atendida.

“Embora tenhamos sido informados de que, nos demais dias da semana, há a presença de dois médicos plantonistas, ressaltamos a importância de garantir, diariamente, a presença mínima de dois profissionais médicos em cada plantão. Esta medida é essencial para assegurar uma assistência adequada e contínua aos pacientes, bem como para preservar a integridade e o bem-estar dos médicos que se dedicam a essa nobre missão”, ressalta o delegado sindical, Dr. Marcel Áureo.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o pedido para que as medidas cabíveis sejam adotadas de forma imediata, garantindo a segurança dos profissionais e pacientes.