Sindicato dos Médicos pede reforço das estruturas físicas e das instalações hidráulicas do IJF após hospital ficar alagado devido às fortes chuvas
Chuvas causaram infiltrações nos elevadores, centros cirúrgicos, salas de emergência e unidades de terapia intensiva

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Fortaleza no último final de semana causaram um grande transtorno no Instituto Doutor José Frota (IJF). O hospital ficou alagado, com infiltrações nos elevadores, centros cirúrgicos, salas de emergência e unidades de terapia intensiva.

Leia mais: Médicos que atuam no IJF através da CEMERGE estão com pagamentos atrasados há dois meses; Sindicato cobra uma previsão

Na última quinta-feira (15), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao superintendente, Dr. José Maria Sampaio, requerendo a adoção de medidas urgentes e eficazes para mitigar os impactos da ocorrência meteorológica.

Além disso, a entidade ressaltou a necessidade de implementação de ações preventivas e corretivas, tais como a revisão e o reforço das estruturas físicas e das instalações hidráulicas do hospital, o desenvolvimento de planos de contingência para situações de emergências e a alocação de recursos humanos e materiais adequados para garantir a prestação ininterrupta de serviços essenciais de saúde à população.

“As consequências dessa situação pluvial não se restringem meramente aos danos físicos e materiais. O impacto sobre a prestação de serviços de saúde, especialmente em um estabelecimento de saúde de referência e porte como o IJF, é de proporções alarmantes, pois a inundação de corredores e áreas de atendimento compromete a acessibilidade e a segurança dos pacientes, dificultando sobremaneira o deslocamento de profissionais de saúde, equipamentos e insumos médicos essenciais”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para colaborar no que for necessário para garantir a segurança das operações hospitalares diante de adversidades climáticas e outras eventualidades.