COAPH esclarece questionamentos do Sindicato sobre a obrigatoriedade de participação dos médicos do SAMU em curso

Na última segunda-feira (05), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu um ofício da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH) em resposta ao questionamento, feito em 31 de janeiro, acerca da obrigatoriedade de participação dos médicos do SAMU em curso de EPH – Emergência Pré-Hospitalar em determinada instituição. A cooperativa também respondeu sobre a exigência de documentos para atualização de cadastros.

Leia mais: Sindicato pede esclarecimentos à COAPH sobre a contratação de residentes sem Registro de Qualificação de Especialidade para atuarem como cirurgiões gerais no Hospital da Mulher

O Sindicato tomou conhecimento de que a COAPH estaria chamando os cooperados para atualizar seus cadastros, sendo necessário o anexo de uma série de documentos como: diploma, RQE (caso tenha), certidão negativa atualizada do CREMEC, e certificações dos cursos de PHTLS, PALS, ACLS e AMLS.

A cooperativa confirmou a requisição e disse que são documentos solicitados costumeiramente, informando que a atualização dos dados ocorre quando há necessidade em organizar o cadastro de cada cooperado, para que não gere impacto em possíveis oportunidades de produções, recebimento de repasses ou ofertas de aperfeiçoamento profissional.

Em relação ao curso de EPH, a COAPH disse não se tratar de uma obrigatoriedade, nem de exclusividade de uma instituição específica. A cooperativa comunicou que está estudando a viabilidade de realizar o curso em parceria com uma instituição de ensino, sem confirmação oficial até o momento. Também acrescentou que a adesão ao curso será facultativa e sem cunho sancionador.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e garante que se manterá atento às questões relatadas pelos profissionais, adotando todas as medidas cabíveis.

Foto: Prefeitura de João Pessoa