Sindicato pede esclarecimentos à COAPH sobre a contratação de residentes sem Registro de Qualificação de Especialidade para atuarem como cirurgiões gerais no Hospital da Mulher
Legislação vigente estabelece a obrigatoriedade do RQE para o desempenho de atividades médicas especializadas

Na última quarta-feira (24), o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício à Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH), solicitando esclarecimentos sobre a oferta de vagas para contratação de residentes sem Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), destinados a atuarem como cirurgiões gerais no Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher), em Fortaleza.

Leia mais: Médicos que atuam no SAMU Fortaleza, por meio da COAPH, estão novamente com seus pagamentos em atraso; Sindicato oficia cooperativa e SMS

No ofício, a entidade ressalta que a legislação vigente, em especial a Resolução CFM nº 2.149/2016, estabelece a obrigatoriedade do RQE para médicos que atuam em áreas específicas, incluindo a Cirurgia Geral.

“A obtenção do RQE é um processo fundamental para assegurar a qualificação e a competência necessárias para o desempenho de atividades médicas especializadas, assim como para garantir a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para colaborar com a promoção de práticas que atendam aos interesses da classe médica e da sociedade.

Foto: Thiago Gaspar/PMF