Médicos que atuam no SAMU Fortaleza, por meio da COAPH, estão novamente com seus pagamentos em atraso; Sindicato oficia cooperativa e SMS
Os cooperados estão desde outubro sem receber honorários. Conforme informações, a SMS teria realizado o repasse desde dezembro

Médicos que atuam no SAMU Fortaleza, por meio da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH), acionaram novamente o Sindicato dos Médicos do Ceará por conta de atrasos em seus pagamentos. Os cooperados estão desde outubro sem receber honorários.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita reunião com secretário de Saúde, Dr. Galeno Taumaturgo, para discutir demandas do SAMU Fortaleza

Na última sexta-feira (15), o Sindicato oficiou a cooperativa e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) solicitando esclarecimentos e uma previsão de quando a situação será regularizada.

Conforme informações recebidas pela entidade, a SMS teria realizado, desde dezembro, o pagamento do valor referente ao mês de outubro, contudo, ainda não teria sido repassado aos cooperados.

“Sabemos que existem questões burocráticas durante o processo de pagamento pelo município, mas a demora de três meses não se justifica. Além disso, em processo administrativo junto ao Ministério Público, foi informado pela COAPH que a transferência de valores aos médicos cooperados seria efetivada após, no máximo, 48 horas do repasse feito pelo município à cooperativa”, explica Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A falta de previsibilidade e certeza nas datas de pagamentos aos médicos dificulta não apenas a organização financeira do profissional, como pode interferir no atendimento prestado à população.

O Sindicato ressalta ainda que, de acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para que a situação seja resolvida de forma célere.

Foto: Prefeitura de Fortaleza