Médicos das UPAs de Caucaia aceitam acordo do município e não haverá paralisação
Na última segunda-feira (22), os médicos deliberaram pela paralisação parcial dos serviços caso a regularização dos pagamentos não ocorresse em até 72 horas

O Sindicato dos Médicos do Ceará realizou, nesta quinta-feira (25), uma nova reunião com os médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caucaia para repassar o acordo proposto pelo município acerca dos atrasos nos pagamentos. As propostas foram aceitas e não haverá paralisação das atividades.

Leia mais: Médicos das UPAs de Caucaia podem paralisar as atividades caso não ocorra a regularização dos seus pagamentos em até 72 horas

Na última quarta-feira (24), a gerente jurídica da entidade, Dra. Thaís Timbó, esteve reunida com a Secretaria de Gestão de Governo, o secretário de Governo, o secretário de Saúde, o Procurador Geral do município, duas médicas do corpo clínico das UPAs e o representante da nova empresa que está contratando os médicos, para negociar os pagamentos.

Na ocasião, foi proposto não paralisar as atividades; receber o pagamento de novembro e os 20 dias de janeiro até o dia 10 de fevereiro; receber dezembro e fevereiro até o dia 10 de março; receber os 10 dias de janeiro e março até o dia 10 de abril; e regularizar os próximos pagamentos.

“Os médicos aceitaram o acordo proposto pelo município, mas deliberaram que, caso não seja cumprido pela municipalidade, a greve ocorrerá imediatamente. Os profissionais sinalizaram ainda pela necessidade do cumprimento do acordo por completo, inclusive sobre os pagamentos da COAPH, cooperativa responsável por contratar os profissionais do eixo infantil”, explica Dra. Thaís Timbó.

Mudança de gestão

A problemática surgiu em razão da descontinuidade do contrato dos gestores das UPAs e do consequente atraso dos pagamentos dos profissionais. O Instituto Nacional de Tecnologia e  Saúde (INTS) era a empresa responsável pela gestão das UPAS e a SempreVida contratante dos médicos no período de novembro, dezembro e dos 11 primeiros dias de janeiro. No entanto, com a saída abrupta das empresas, que deixaram de prestar seus serviços ao município, os médicos questionaram como iria ocorrer o pagamento em aberto.

Durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na segunda-feira (22), os médicos das UPAs deliberaram pela paralisação parcial dos serviços caso a regularização dos pagamentos não ocorresse em até 72 horas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que seguirá vigilante aos prazos propostos pelo município, adotando todas as medidas necessárias em caso de descumprimento.