Caucaia: Sindicato solicita audiência pública no Ministério Público para tratar atrasos de pagamentos de honorários médicos e bolsas de residência no município
Há dois anos, a situação atinge os profissionais contratados por cooperativas, OS e empresas que prestam serviços nas UPAs e hospital municipal

O Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou, nesta quarta-feira (17), uma audiência pública na 5ª Promotoria de Justiça do Município de Caucaia para tratar dos atrasos nos pagamentos de médicos e bolsas de residência.  Há dois anos, a situação atinge os profissionais contratados por cooperativas, organizações sociais (OSs) e empresas que prestam serviços nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Municipal Abelardo Gadelha.

Leia mais: Sindicato dos Médicos alerta para risco de desassistência nas UPAS de Caucaia e solicita providências em relação à rescisão contratual entre o município e o INTS

A entidade também pediu a presença dos representantes da Prefeitura de Caucaia para discutir e buscar soluções efetivas para a questão.

“Temos constatado, de maneira reiterada, a persistência desses atrasos, o que tem causado considerável impacto na estabilidade financeira dos profissionais envolvidos. Essa situação se agrava com os atrasos nas bolsas de residência, prejudicando não apenas os médicos já estabelecidos, mas também os que estão em formação”, acrescenta Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Além disso, recentemente, houve mudança de gestão das UPAs após encerramento de contrato entre o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e o município, ocasionando implicações diretas nos pagamentos aos médicos, e, até o momento, não foi deixado claro quando esses profissionais receberão seus honorários devidos.

“Acreditamos que a intervenção do Ministério Público será crucial para garantir os direitos e interesses dos médicos, assim como o atendimento de qualidade à população”, finaliza Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância para que a situação seja tratada com a devida urgência.

Foto: Reprodução/MPCE