Sindicato dos Médicos alerta para risco de desassistência nas UPAS de Caucaia e solicita providências em relação à rescisão contratual entre o município e o INTS
A empresa detentora do contrato, Semprevida Medicina, encerrará as atividades às 7 horas da sexta-feira (12)

Na última sexta-feira (5), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros, alertando sobre o risco de desassistência nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) do Centro e da Jurema. Devido à rescisão contratual entre o município e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), a empresa detentora do contrato, Semprevida Medicina, encerrará as atividades às 7 horas da sexta-feira (12).

Leia mais: Sindicato oficia SMS de Caucaia e INTS solicitando esclarecimentos acerca da falta de medicamentos essenciais na UPA Jurema

A Semprevida informou que buscou contato com a Secretaria de Saúde de Caucaia, visando discutir a possibilidade de prorrogação de seus serviços nas UPAs, mas até o momento não houve retorno formal por parte da Secretaria.

No ofício, o Sindicato dos Médicos solicita esclarecimentos sobre quais medidas estão sendo tomadas para evitar a desassistência da população após o encerramento do contrato, como também as ações que serão empreendidas para assegurar a continuidade dos serviços médicos, garantindo que a transição seja conduzida de maneira eficaz e que a população não seja prejudicada.

“É importante que a Secretaria de Saúde de Caucaia providencie informações adicionais sobre o planejamento para a contratação de uma nova empresa ou a implementação de outras medidas emergenciais que garantam a continuidade da assistência médica à comunidade. Ressaltamos que a ausência de uma comunicação formal com meses de antecedência sobre a rescisão contratual levanta preocupações sobre a falta de previsibilidade e transparência no gerenciamento dos serviços de saúde”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade ressalta que, em situações semelhantes futuras, a Secretaria de Saúde deve adotar práticas que permitam uma transição suave, evitando lacunas no atendimento médico e possível descontinuidade dos serviços essenciais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição para colaborar na busca de soluções visem o bem-estar e a saúde da população de Caucaia.