Sindicato dos Médicos solicita reunião com secretário de Saúde, Dr. Galeno Taumaturgo, para discutir demandas do SAMU Fortaleza

O Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou uma reunião com o secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. Galeno Taumaturgo, para tratar sobre assuntos de grande relevância relacionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Fortaleza. O requerimento foi encaminhado, na última quarta-feira (06), por meio de ofício.

Leia mais: Após intermediação do Sindicato dos Médicos, COAPH inicia regularização dos pagamentos do SAMU Fortaleza; Frotinha da Parangaba ainda está em atraso

Entre as demandas, a proposta de fluxo de pagamento aos médicos cooperados à Cooperativa de Atendimento Pré & Hospitalar (COAPH), conforme ofício enviado no dia 1º de setembro, na qual pretende-se diminuir o tempo para o recebimento dos pagamentos após os serviços prestados, geralmente dois meses depois.

A entidade também pretende apresentar o Termo de Compromisso sobre o fluxo de pagamento deliberado em Assembleia Geral Extraordinária com os profissionais vinculados ao SAMU Fortaleza.

Fluxo

Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza faz o repasse à COAPH, que posteriormente repassa aos médicos. Contudo, não há um prazo determinado para conferência de produção dos plantões.

Além disso, não há um prazo para pagamento, apesar de o recomendado ser de 60 dias, oficialmente o prazo é de 120 dias; também não há discriminação dos serviços na folha de produção; demora e erros na emissão de notas fiscais; e ausência de um representante da COAPH para acompanhamento e cobranças à SMS.

Pela proposta, o fluxo se daria da seguinte forma: 1ª: análise da produção pela diretoria do SAMU e envio à COAPH; 2ª: análise e conferência da produção pela COAPH (com eventuais retificações do QRA) e envio para diretoria do SAMU Fortaleza; 3ª: apresentação, pela Diretoria SAMU Fortaleza, da relação nominal definitiva, devidamente atestada pelo gestor do contrato pela SMS; 4ª: a COAPH deverá faturar os valores e abrir o processo para pagamento pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e aguarda que a reunião seja agendada o mais rápido possível, tendo em vista a relevância dos assuntos a serem tratados.

Foto: Prefeitura de Fortaleza