UPA Vila Velha enfrenta falta de insumos há três dias; Sindicato pede esclarecimentos sobre desabastecimento
A unidade está sem itens imprescindíveis, como seringas, agulhas e dipirona em comprimido

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu a denúncia de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Velha, gerida pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes, está enfrentando falta de insumos há pelo menos três dias. Nesta quinta-feira (11), a entidade encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, requerendo esclarecimentos sobre a situação.

Leia mais: Em Assembleia, médicos que atuam nas UPAS Vila Velha, Bom Jardim e Edson Queiroz decidem paralisar as atividades caso não recebam o pagamento em até 72h

Conforme a denúncia recebida, a unidade está sem itens imprescindíveis, como seringas, agulhas e dipirona em comprimido. Além disso, não há medicações endovenosas, apenas em gotas.

“Mesmo diante dessa escassez, sem as condições adequadas e suficientes para a prestação de um atendimento seguro e eficaz, os profissionais de saúde receberam orientação para continuar atendendo”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

No ofício, a entidade ressalta que a situação já foi, inclusive, repassada ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) e à Fundação Leandro Bezerra, e que a falta desses insumos, não só configura uma desastrosa violação ao direito constitucional à saúde, como causa graves prejuízos ao exercício pleno da medicina e aos pacientes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as providências cabíveis até que a segurança e a qualidade na prestação de serviços médico-hospitalares à população sejam garantidas.

Foto: Fabiane de Paula