Sindicato oficia SMS de Caucaia e INTS solicitando esclarecimentos acerca da falta de medicamentos essenciais na UPA Jurema
Na unidade falta ainda glicosímetro para aferir a glicemia na triagem dos pacientes

O Sindicato dos Médicos encaminhou ofício, na última quarta-feira (27), ao secretário de saúde do município de Caucaia, Zózimo Luís de Medeiros Silva, e à direção do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) solicitando esclarecimentos com relação à falta de glicosímetro e diversos medicamentos essenciais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JUREMA.

A entidade ressalta que a UPA JUREMA desempenha um papel fundamental no atendimento emergencial à população, e é essencial que ela esteja equipada com os recursos necessários para fornecer cuidados de saúde adequados.  Segundo informações, a unidade encontra-se sem glicosímetro para aferir glicemia na triagem, além da ausência de diversas medicações importantes que desempenham papel fundamental no tratamento de diversas condições.

Leia mais: Caucaia atrasa pagamentos dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil novamente; Sindicato reitera pedido de regularização

“As UPAs desempenham um papel essencial no sistema de saúde ao oferecerem serviços de urgência e emergência, com o objetivo de diagnosticar, tratar e estabilizar pacientes em situações de risco. É de suma importância que uma unidade nesse perfil tenha disponível todo o estoque de medicação e equipamentos imprescindíveis ao seu funcionamento”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A lista de medicações em falta inclui dexametasona, fosfato dissódico, diclofenaco sódico cetoprofeno e tramadol cloridrato, indicados para tratar condições agudas que envolvem inflamação e dor intensa, dentre outras situações terapêuticas. A ausência destas medicações pode ter sérias repercussões nas atividades diárias da unidade, interferindo diretamente no atendimento à população, com agravamento de quadros clínicos.

A entidade solicita a reposição imediata dessas medicações para garantir a continuidade do serviço na UPA Jurema e se coloca à disposição para discutir medidas colaborativas que possam ser tomadas para superar essa escassez e garantir o pleno funcionamento da unidade.

Foto: Blog do Farias

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos