Com mais de R$ 3 milhões de honorários recuperados, Sindicato dos Médicos faz balanço de atuação anual em prol da categoria
A entidade também esteve presente em 50 municípios cearenses realizando visitas e vistorias em mais de 135 unidades de saúde

O ano de 2023 foi importante para o fortalecimento da categoria médica cearense. Com atuação significante, o Sindicato dos Médicos destaca o levantamento das realizações alcançadas ao longo do ano. No período, o departamento jurídico atendeu 2.577 médicos, encaminhou 669 ofícios aos órgãos e entidades, recuperando mais de R$3,8 milhões de honorários dos profissionais.

Leia mais: Sindicato dos Médicos intensifica visitas nas unidades de saúde em Fortaleza

Com foco na aproximação com os médicos do interior, o ano de 2023 marcou também a inauguração da sede do Sindicato em Juazeiro do Norte, que passou a atuar diretamente com os profissionais da região do Cariri. A entidade também esteve presente em 50 municípios cearenses, realizando visitas e vistorias em mais de 135 unidades de saúde.

Entre os encontros e debates promovidos, o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou o IdeaMed, evento de preparação para o mercado profissional, além de ter sediado o II Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira (FMB). O Sindicato defendeu melhorias no mercado de trabalho e também no sistema de saúde durante o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM); defendeu a comprovação da capacidade técnica para o exercício da Medicina no Brasil (REVALIDA); promoveu suporte a estudantes de medicina com projeto de ajuda de custo em eventos científicos, além de estabelecer a recomendação do piso médico estadual em R$ 10.991,19 (20h).

“O ano de 2023 foi muito significativo para nós. Estivemos à frente e presente em diversos momentos cruciais para a categoria médica. Conseguimos nos aproximar do governo federal, participando de reuniões estratégicas, a exemplo do encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin, garantimos a regularização de pagamentos em diversos estabelecimentos, combatendo a precarização do trabalho médico e defendendo as devidas manutenções dos serviços dos nossos hospitais de referência no Estado. Foram diversas vitórias que nos ajudaram a chegar mais fortes em 2024, entendendo nossa importância para o segmento”, adianta Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.