Sindicato pede esclarecimentos a Secretaria de Saúde de Aracoiaba sobre situação de médicos cooperados após operação do Ministério Público e atraso da contrapartida do programa Médicos pelo Brasil
A entidade pede informações detalhadas sobre as razões para o atraso e quais medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Aracoiaba, Valdson Freitas, na última terça-feira (19), solicitando esclarecimentos sobre duas questões pertinentes aos médicos do município.

Leia mais: Município de Aracoiaba sai do Devedômetro após regularização dos pagamentos dos médicos

A primeira, referente ao atraso no repasse da contrapartida municipal para os médicos vinculados ao Programa Médicos pelo Brasil, no qual os meses de outubro e novembro continuam em aberto. No ofício, a entidade pede informações detalhadas sobre as razões para o atraso e quais medidas estão sendo tomadas para assegurar o pagamento dos profissionais envolvidos.

A segunda questão trata-se da situação dos médicos cooperados após a deflagração da Operação “Fagos”, do Ministério Público do Ceará, que desarticulou uma suposta organização criminosa suspeita de fraudar licitações para contratação de cooperativas em diversos municípios, incluindo Aracoiaba.

“Temos informações de que a pessoa responsável pelos pagamentos aos médicos cooperados foi detida. Diante desse fato, manifestamos nossa preocupação com o impacto direto que essa operação pode ter nos médicos cooperados que atuam no município, e solicitamos esclarecimentos específicos sobre quais providências estão sendo adotadas para resolver essa situação”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade requisita a garantia de que os médicos cooperados não serão prejudicados no recebimento de suas remunerações e que a continuidade dos serviços de saúde será preservada.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para garantir a valorização os profissionais de Aracoiaba.