Rato é visto dentro de sala cirúrgica durante procedimento no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara; Sindicato solicita interdição e auditoria externa
O caso ocorreu na última segunda-feira (18). Entidade já acionou o Cremec, a Secretaria da Saúde do Ceará e o ISGH

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu com muita preocupação, nesta quarta-feira (20), um vídeo do momento em que um procedimento cirúrgico é realizado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, em Fortaleza, no qual um rato é visto na lâmpada próximo ao paciente. O caso ocorreu na última segunda-feira (18).

Leia mais: Médicos da UPA Canindezinho devem paralisar atendimentos a partir de segunda-feira (04) devido à infestação de pulgas; Sindicato solicita interdição ao CREMEC

A entidade já acionou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) e o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), solicitando a interdição da sala, bem como uma dedetização em todo o hospital e uma auditoria externa nos registros hospitalares dos últimos dois anos.

Confira o vídeo aqui

O Sindicato dos Médicos ressalta que a presença de roedores em um ambiente hospitalar suscita uma série de implicações severas e preocupantes, sobretudo no que tange à saúde e à segurança de todos os envolvidos.

Entre as consequências estão: riscos infectológicos e epidemiológicos, com a transmissão de doenças graves, como leptospirose e peste bubônica; comprometimento da estéril cirúrgica, resultando em infecções hospitalares; e impacto psicológico nas partes envolvidas, comprometendo a confiança na instituição e no sistema de saúde.

“Esse incidente, além de chocante, ameaça à integridade dos pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas e internados, assim como dos procedimentos médicos e profissionais de saúde. Nesse contexto, consideramos imprescindível que medidas emergenciais e rigorosas sejam imediatamente adotadas para corrigir essa grave situação”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará ressalta que acompanhará o andamento das solicitações, tomando todas as providências cabíveis para que médicos e pacientes sintam-se seguros no ambiente hospitalar.

Foto: Sesa