O município de Caucaia atrasou novamente os pagamentos da contrapartida devida aos participantes dos programas Médicos pelo Brasil e Mais Médicos. O Sindicato dos Médicos do Ceará tomou conhecimento de que os meses de outubro e novembro estão em atraso.
Em 08 de novembro, a entidade encaminhou ofício ao prefeito de Caucaia, como também ao secretário de Saúde do município, solicitando a adoção de providências para a regularização dos atrasos dos meses de setembro e outubro. Até o momento, o município só regularizou setembro, continuando em aberto outubro e, agora, novembro.
Conforme as normas que regem os programas, os pagamentos devem ocorrer até o 1º dia do mês.
“Temos recebido informações de que o município tem enfrentado dificuldades em relação ao pagamento da contrapartida desses programas com recorrência. Essa situação tem gerado uma grande insatisfação por parte dos médicos e pode comprometer seriamente a qualidade do atendimento prestado à população”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
Reunião
Nesta terça-feira (19), Dr. Leonardo Alcântara e Dr. Edmar Fernandes, que é diretor do Sindicato e da Federação Médica Brasileira (FMB), estão em Brasília, participando de uma reunião na Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), responsável pelos programas, e levarão a questão dos constantes atrasos para a discussão.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância para que o município adote as medidas necessárias para garantir a regularização dos pagamentos aos profissionais.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará