Hospital da Mulher e Gonzaguinhas, em Fortaleza, podem ficar sem cirurgiões e anestesiologistas a partir de janeiro devido ausência de renovação de contrato com a SMS; Sindicato cobra esclarecimentos
Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará informou que contrato encerra em 13 de janeiro e não foi renovado até o momento

Na última quarta-feira (14), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, em caráter de urgência, solicitando esclarecimentos sobre a possível desassistência de serviços de anestesiologista, médico-cirurgião e médico generalista para o atendimento nas unidades de saúde vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A interrupção dos serviços deve afetar, principalmente, o Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher) e os Gonzaguinhas.

Leia mais: Sindicato solicita regularização dos pagamentos dos médicos que atuam no Hospital da Mulher e nos Gonzaguinhas

Conforme comunicado da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará (Coocirurge) encaminhado ao Sindicato dos Médicos, o contrato de prestação de serviços nº 17/2023 encerra no dia 13 de janeiro de 2024, e até o momento não houve renovação por parte da Secretaria de Saúde.

A Coocirurge informou que já entrou em contato com a SMS diversas vezes, informando sobre o fim do contrato, mas não obteve resposta. Caso o contrato não seja renovado, a prestação de serviços será suspensa a partir de 14 de janeiro.

“Estamos buscando uma resolução junto a SMS, para evitar que a população seja impactada com a descontinuidade desses serviços médicos tão essenciais”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o requerimento para que a SMS apresente as medidas que serão adotadas para garantir a continuidade dos atendimentos à população.

Foto: Prefeitura de Fortaleza