Após atuação antecipada do Sindicato dos Médicos do Ceará, o superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Dr. Daniel de Holanda, garantiu que o repasse financeiro destinado aos pagamentos dos anestesiologistas, em relação aos atrasos dos meses de agosto e setembro, será regularizado.
O Sindicato dos Médicos recebeu comunicado da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest), informando que os serviços seriam descontinuados no referido hospital a partir de 15 de janeiro de 2024, caso não ocorra a quitação do débito.
Na última quarta-feira (14), o Sindicato encaminhou ofício ao superintendente do IJF relatando preocupação e solicitando a adoção de medidas para garantir a continuidade da assistência à população. Na mesma data, o presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, entrou em contato diretamente com o superintendente, que assegurou que os pagamentos seriam feitos e os serviços não seriam interrompidos.
O superintendente, no entanto, não estabeleceu um prazo para quitar a dívida.
Descontinuidade
Segundo o comunicado da Coopanest, havendo a paralisação dos serviços de anestesiologia, serão afetados os seguintes setores do IJF: plantões na emergência, centro cirúrgico, terapia intensiva, sala de recuperação, hemodinâmica, ressonância magnética e terapia da dor, para atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde-(SUS).
O Sindicato dos Médicos do Ceará assegura que acompanhará a situação, tomando todas as providências cabíveis, até que o repasse seja concluído e não haja prejuízos à categoria e aos pacientes.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará