Sindicato dos Médicos participa de audiência pública na Assembleia Legislativa para debater Campanha Salarial 2024 dos servidores estaduais
Audiência foi solicitada pelo Fuaspec e requerida pelo deputado estadual Renato Roseno. Entidades reforçaram o pedido de um cronograma para recompor as perdas salariais

O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo presidente Dr. Leonardo Alcântara, pelo diretor Dr. Edmar Fernandes e a gerente jurídica Dra. Thaís Timbó, participou, na tarde desta segunda-feira (04), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará para debater pautas referentes à Campanha Salarial 2024 dos servidores estaduais, além de pressionar os deputados pela aprovação da Lei Orçamentária Anual 2024, constando o percentual de reajuste dos servidores. Entidades que compõem o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec), servidores e representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) também estiveram presentes.

Leia mais: Entidades sindicais pressionam governo estadual por uma devolutiva sobre o reajuste salarial e ascensões funcionais

Durante audiência, foram decididos os seguintes encaminhamentos: solicitação de uma reunião dos servidores com o governador Elmano de Freitas; o respeito à data-base de 1º de janeiro; valorização direta como auxílio-alimentação e diárias que cubram efetivamente os custos em viagens pelo interior; cronograma de recomposição a partir de janeiro; progressões para os professores; e revogação da taxação dos aposentados que ganham abaixo do teto do INSS.

“Tinha um representante da Seplag para apresentar as mesmas questões que a gente vem apresentando ao longo das mesas de negociação, que infelizmente não nos deu uma devolutiva positiva novamente. De toda forma, foi cobrado que o governador Elmano entre nessa negociação, e nos dê um posicionamento do governo em relação a nossa Campanha Salarial 2024”, avalia Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A audiência foi requerida pelo deputado Renato Roseno, que acompanhou de forma virtual por motivo de saúde, e foi presidida pelo deputado De Assis Diniz. Durante sua fala, Renato Roseno ressaltou a importância de valorização dos servidores, bem como da distribuição de ganhos reais e justos.

“Em nove anos, essa é a primeira vez que conseguimos uma audiência pública, e nós queremos resolver a pauta, de que haverá ganhos acima da inflação em 2024”, destaca o deputado, que ressaltou ainda a perda de mais de 30%, que precisa ser recuperada.

Fábio Miranda, representando a secretária da Seplag, Sandra Maria, disse que a secretaria tem conhecimento sobre as pautas levantadas pelos servidores, como as diárias, e afirmou que todas as demandas serão avaliadas e discutidas com o governo. O representante também garantiu cumprimento da data-base e que a Seplag será sensível ao cronograma de recomposição, assim como da questão da reforma da previdência.

Reivindicações

Ravenna Guimarães, coordenadora-geral do Fuaspec, ressaltou os pontos que estão sendo reivindicados, como o cronograma para recompor as perdas salariais; o cumprimento da data-base de 1º de janeiro; o funcionamento pleno das Mesas de Negociações, tanto a MENP quanto as setoriais; o pagamento das ascensões funcionais em atraso; e a realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos. A coordenadora finalizou reiterando o pedido para que o governador Elmano de Freitas firme seu compromisso de que os servidores terão um reajuste com ganhos reais.

Ao final da audiência, Renato Roseno reiterou o pedido ao representante da Seplag que seja respeitado a data-base de 1º de janeiro, bem como seja avaliado os demais pleitos apresentados pelos servidores. O parlamentar também se dispôs a intermediar as negociações e diálogos entre a secretaria e a Fuaspec.

O deputado estadual De Assis parabenizou as entidades pela articulação e mobilização pelo debate.

Galeria de fotos: