Na manhã desta terça-feira (14), o governador Elmano de Freitas reconheceu que os salários dos servidores estaduais estão defasados e afirmou que irá se reunir com as entidades sindicais para negociar. A fala ocorreu após reivindicação dos representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará e do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) pelo reajuste salarial durante evento de entrega das novas ambulâncias do SAMU Ceará, em Fortaleza.
“Quero dizer, aos meus companheiros dos sindicatos, que vamos negociar, e a manifestação é democrática. A gente só resolve os problemas quando reconhece e, efetivamente, tem defasagem nos salários dos servidores, temos que reconhecer. Vamos sentar, vamos negociar e vamos ver a possibilidade até onde o orçamento do Estado permitir, para valorizar quem deve ser valorizado”, garantiu Elmano de Freitas.
O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, esteve presente na mobilização, com a advogada da entidade Dra. Vivian Nogueira, e avaliou o reconhecimento da defasagem como um importante passo na conquista do reajuste. “Apesar de considerarmos um posicionamento positivo, não podemos retroceder. Este é o momento de os servidores unirem-se e cobrarem até que o reajuste seja efetivado com ganhos reais”, disse Dr. Leonardo Alcântara.
Assembleia Unificada
Mais cedo, houve uma Assembleia Unificada dos servidores estaduais na sede do Sindsaúde para apresentar os informes sobre a Campanha Salarial 2024 e traçar as futuras ações de mobilizações.
Conheça a Pauta Geral da Campanha Salarial Estadual 2024
- Recomposição Salarial – Aprovar um cronograma para recompor as perdas salariais de 33,71%, conforme estudo detalhado realizado pela Fundação Sintaf. Promessa do Governo do Estado.
- Reposição em 2024 – Garantir uma reposição salarial de 10% em 2024, respeitando a data-base de 1º de janeiro, conforme estabelecido pela Lei nº 14.867/2011. Essa medida é essencial para manter nosso poder de compra frente às crescentes demandas do mercado.
- Fortalecimento da Negociação – Assegurar o funcionamento pleno das Mesas de Negociações, tanto a MENP quanto as setoriais. O diálogo aberto é a peça fundamental para resolver questões e criar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
- Ascensões Funcionais e Concursos Públicos – Pagar as ascensões funcionais conforme estabelecido pela Lei nº 12.836/94 e realizar concursos públicos para provimento de cargos efetivos.
- Bem-Estar dos Aposentados – Lutar pela revogação da Reforma da Previdência Estadual e pelo fim da taxação dos aposentados.
- Valorização e Benefícios – Atualizar o valor das diárias e do vale-alimentação, além de transformar o auxílio saúde em uma via de acesso ao Issec. Essas medidas garantem que tenhamos acesso a benefícios essenciais para nossa saúde e bem-estar.
- Foco na Reestruturação – Reestruturar as tabelas vencimentais, com especial atenção à escala n° 101, para garantir que todos os servidores sejam tratados de forma justa e equitativa.
Galeria de fotos
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará