Na última quinta-feira (05), o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício para a coordenação da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE) requerendo esclarecimentos sobre os valores de inscrição no processo seletivo para residência médica – edital 01/2023. Houve uma mudança na política de cobranças de taxas.
Os processos seletivos anteriores cobravam o valor de forma global, independente do número de lotações escolhidas pelo médico. Este ano, os candidatos foram surpreendidos com a cobrança de taxas de inscrição separadas para cada lotação, mesmo a prova permanecendo a mesma.
“Entendemos que os processos seletivos têm custos associados à sua organização e administração. No entanto, acreditamos que a cobrança de taxas de inscrição separadas para cada lotação, além de parecer injustificada, é onerosa para os médicos que desejam se inscrever em várias lotações”, pontua o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.
Ainda no ofício, a entidade solicita uma análise detalhada que justifique a decisão de cobrar valores de forma separada para cada lotação, e se foi considerada a ausência de despesas adicionais relacionadas à realização de múltiplas provas.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomarás as medidas cabíveis para garantir a equidade no processo de seleção.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará