Clima de insegurança constante e condições precárias têm prejudicado o trabalho dos médicos do Posto de Saúde Guarany Mont’Alverne; Sindicato reitera pedido de reforço na segurança das unidades de saúde
Episódios de assaltos e tiroteios no entorno da unidade ocorrem desde maio e profissionais encontram-se sob tensão

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. Galeno Taumaturgo, na última sexta-feira (22), expressando preocupação diante dos recorrentes casos de violência ocorridos no posto de saúde Guarany Mont’Alverne, no bairro Granja Lisboa. Além disso, a entidade cobra reforço na segurança das unidades de saúde da cidade, bem como melhores condições de trabalho aos profissionais.

Leia mais: Sindicato dos Médicos participa de reunião com CREMEC para debater questão da insegurança nos postos de saúde de Fortaleza

Desde maio, há registros de episódios de assaltos e tiroteios no entorno do posto de saúde, provocando medo e apreensão nos profissionais e nos pacientes, que têm até desistido de procurar atendimento.

Segundo os relatos, os tiroteios tornaram-se frequentes, quase semanais, entre agosto e setembro, causando o aumento dos casos de síndrome do pânico, estresse e outros problemas de saúde mental entre os funcionários, que se encontram constantemente sob tensão, inclusive, no desempenho de suas atividades fora da unidade.

“Diante da gravidade, o Sindicato solicita que medidas urgentes sejam adotadas para garantir a segurança de todos os envolvidos e para melhorar as condições de trabalho. É essencial que a coordenação da unidade dialogue com seus funcionários e esteja preparada para agir em situações de violência, oferecendo o devido suporte psicológico e medidas preventivas efetivas”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Condições precárias

Além das questões relacionadas à segurança, o Sindicato dos Médicos tomou conhecimento acerca das condições precárias nas quais os profissionais da unidade de saúde têm sido submetidos.

Conforme as informações, o posto conta com quatro salas de atendimento e uma sala de ginecologia para o atendimento de quatro equipes de saúde (quatro médicos, quatro enfermeiros, um assistente social, um farmacêutico). No entanto, frequentemente, os profissionais precisam atender na sala da coordenação ou no laboratório por falta de local adequado, prejudicando o atendimento.

No momento, como o laboratório, a sala de vacina e uma das salas estão com o ar-condicionado sem funcionar há sete dias, os atendimentos estão ocorrendo em condições precárias.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reforça a necessidade de adoção de medidas imediatas que visem garantir a segurança dos profissionais e pacientes nas unidades de saúde em Fortaleza.

Foto: Prefeitura de Fortaleza