Sindicato dos Médicos participa de reunião com CREMEC para debater questão da insegurança nos postos de saúde de Fortaleza
Dr. Edmar Fernandes sugeriu direcionar os novos concursados da Guarda Municipal para realizar segurança fixa

O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo diretor Dr. Edmar Fernandes, participou na tarde da última terça-feira (13) de uma reunião, promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), para debater a questão da insegurança nos postos de saúde de Fortaleza.

Leia mais: Sindicato aciona o CREMEC com denúncia de consultas médicas a preços aviltantes em inauguração de clínica em Fortaleza

A reunião contou com a participação do presidente do CREMEC, Dr. Helvécio Neves; dos conselheiros Dra. Maria Neodan, Dra. Ana Nocrato e Dr. Lino Antônio Cavalcanti; da coordenadora de Redes da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Luciana Passos; e do comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Coronel Vandicles.

Na ocasião, o diretor do Sindicato dos Médicos relatou os casos de violência ocorridos recentemente nas unidades de saúde, bem como reiterou preocupação da entidade com relação à segurança dos profissionais.

Entre os relatos, o posto de saúde Luís Franklin Pereira, localizado no bairro Coaçu, que foi alvo de assaltado três vezes no início deste ano. Os casos ocorreram em janeiro, março e abril, ambos com emprego de violência contra os funcionários e uso de armas de fogo.

Dr. Edmar Fernandes também ressaltou que durante as últimas visitas realizadas pelo Sindicato dos Médicos nos postos de saúde e CAPS, foram relatados sensação de insegurança, medo das ameaças e das situações de roubo no entorno dos locais que não contam com policiamento ostensivo.

Por fim, o diretor do Sindicato dos Médicos sugeriu a possibilidade de direcionar os novos concursados da Guarda Municipal para realizar segurança fixa nos postos de saúde. “Precisamos que seja apresentada uma solução urgente e efetiva para esta questão da segurança nos postos de saúde, que vem colocando em risco a vida dos profissionais e dos pacientes. Não é de agora que o Sindicato dos Médicos vem alertando sobre essa situação e cobrando providências”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhará ofícios à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sugerindo a disponibilidade de equipes da Guarda Municipal em frente aos postos de saúde da cidade.

Confira a pesquisa realizada pelo Sindicato dos Médicos sobre insegurança nas unidades de saúde. Clique aqui.